LabTec Laboratório Tecnológico de Materiais

INFORMAÇÕES

CONCRETO:

O Concreto é um material formado pela mistura de cimento, água, agregados (miudos e graudos) e, eventualmente, aditivos.
O cimento e a água formam a pasta que une os agregados quando endurecida. A este conjunto denominamos concreto que, inicialmente encontra-se em estado plástico, permitindo ser moldado nas mais diversas formas, texturas e finalidades.
Após o início do seu endurecimento o concreto continua a ganhar resistência.
Contudo, a obtenção de um concreto com qualidade requer uma série de cuidados. Esses cuidados englobam desde a escolha de seus materiais, a determinação de um traço que garanta a resistência e a durabilidade desejada, passando pela homogeneização da mistura, sua correta aplicação e adensamento, até a “cura” adequada – que garantirá a perfeita hidratação do cimento.
 
AMOSTRAGEM DO CONCRETO:
Depois do concreto ser aceito por meio do ensaio de abatimento, deve-se coletar uma amostra que seja representativa para o ensaio de resistência que também deve seguir as especificações das normas brasileiras:
A moldagem deve respeitar as seguintes orientações:
  • Nos corpos de prova (100 mm x 200 mm) são aplicados 12 golpes em cada camada, totalizando duas camadas iguais e sucessivas. Nos corpos de prova (150 mm x 300 mm) são aplicados 25 golpes em cada camada, com a haste, totalizando três camadas iguais e sucessivas. Estes golpes são aplicados da maneira mais uniforme possível;
  • deixe os corpos-de-prova nos moldes, sem sofrer perturbações e em temperatura ambiente por 24 horas;
  • após este período deve-se identificar os corpos-de-prova e transferi-los para o laboratório, onde serão rompidos para atestar sua resistência.

 

 

 

TERMINOLOGIA DO CONCRETO:
Abatimento - Ensaio normalizado para a determinação da medida da consistência do concreto fresco. Permite verificar se não há excesso ou falta de água no concreto.
 
Adensamento - Processo manual ou mecânico para compactar uma mistura de concreto no estado fresco, com o intuito de eliminar vazios internos da mistura (bolhas de ar) ou facilitar a acomodação do concreto no interior das fôrmas.
 
Aditivo - Produto adicionado ao concreto em pequenas quantidades, proporcional ao teor de cimento, no instante da pesagem dos componentes ou durante a mistura do concreto para modificar suas propriedades antes ou após a aplicação.
 
Agregados - Materiais granulares (brita, areia, etc.), que são unidas pela pasta de cimento no preparo do concreto.
 
Bomba estacionária - Equipamento (bomba) rebocável para lançamento do concreto.
 
Bomba lança - Equipamento para lançamento do concreto com tubulação acoplada a uma lança móvel, montados sobre um veículo automotor.
 
Bombeamento - Transporte do concreto por meio de equipamentos especiais, bombas de concreto e tubulações metálicas, que transportam o concreto do caminhão-betoneira até ao local de concretagem.
 
Brita - Material obtido por trituração de rocha e classificado segundo a sua granulometria.
 
Canteiros de obras - Instalações provisórias destinadas a alojamentos, estoque de materiais, equipamentos e almoxarifado, durante a fase de construção da obra.
 
Capeamento - Revestimento com pasta de cimento ou de uma mistura composta de material pulverulento e enxofre derretido, que regulariza os topos de um corpo-de-prova com o objetivo de distribuir uniformemente a carga durante o ensaio.
 
Consistência - É a medida da mobilidade da mistura (plasticidade), isto é, maior ou menor facilidade de deformar-se sob a ação de cargas. É expressa pelo ensaio de abatimento do tronco de cone (slump test).
 
Corpo -de -prova - Amostra do concreto endurecida, especialmente preparada para testar propriedades como: resistência à compressão, módulo de elasticidade etc.
 
Cura - Procedimentos para a manutenção das condições favoráveis de umidade e temperatura nas primeiras idades do concreto (7 dias) que possibilitam o desenvolvimento de sua resistência e de outras propriedades.
 
Desmoldante - Substância química utilizada para evitar a aderência do concreto à fôrma.
 
Desvio Padrão - Medida da dispersão de um conjunto de valores. Dispersão entre a média e os valores individuais.
 
Dosagem - Estabelecer as quantidades ótimas dos componentes do concreto para atender a determinadas características ou propriedades pré-estabelecidas.
 
Ensaio - Realização de testes para avaliar propriedades físicas ou químicas de um material ou peça.
 
Exsudação - Migração de parte da água de mistura para a superfície da peça concretada. É causada pela acomodação dos materiais sólidos da mistura de concreto.


Matriz: Rua Lourival de Souza, 28 - JD Aquarius - CEP 17507-370 MARILIA/SP FONE: (14) 3221 3224 / (14) 99843 7665 - marilia@labtecengenharia.com.br

Copyright 2018 - www.labtecengenharia.com.br Maxwill Estúdio Web